Powered By Blogger

Amigos, Professores e Camaradas

Sejam todos muito bem vindos ao meu blog. Aqui vocês irão encontrar textos e informativos, principalmente, sobre o movimento estudantil e também sobre política. Sou uma jovem militante da União da Juventude Socialista, falo o que penso e defendo aquilo que acredito, não deixo porém de aceitar e debater idéias contrárias ás minhas, portanto, estejam a vontade para comentar as minhas postagens!
Um grande abraço a todos e todas. Espero que gostem!
Anna Carolina Rabelo

sábado, 6 de março de 2010

Manifestação em defesa do vínculo FATEC - UNESP

Estudantes participam de ato para exigir que os centros de educação técnica continuem vinculados à Universidade do Estado de São Paulo. Nesta sexta, 5, às 14h no pátio da FATEC-SP.

O movimento estudantil está em alerta: o governo serra dá novas investidas contra vínculo do Centro Paula Souza à universidade do Estado de São Paulo (UNESP). Após fragmentar a educação pública paulista em três secretarias e isolar o Centro Paula Souza na Secretaria de Desenvolvimento, podemos sofrer mais um ataque com a extinção do vínculo no regimento do Centro.

Juntos na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a União dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza (Sinteps) promovem ato no campus da FATEC-SP nesta sexta-feira, 5 de março, a partir das 14h.

Histórico

O vinculo CEETEPS x UNESP existe desde 1976, funcionando como elo entre a o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Universidade do Estado de São Paulo. O vinculo tem a função de organizar as unidades das FATECs com pessoal especializado, prover um acompanhamento didático e cientifico em todas as grades de cursos, administrativo, patrimonial e de resultados para com o Centro Paula Souza.

Se exercido em sua plenitude, o vínculo significa a oportunidade de uma gestão democrática no Centro (Conselho Deliberativo eleito pela comunidade), bem como o fomento à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão em suas fileiras.

Nos anos 90 foi criada uma comissão tripartite para “rediscutir o vínculo”, formada por governo CEETEPS e UNESP. O Conselho Universitário era novo, seus membros não conheciam a história do vínculo e concordaram com a criação da comissão. Quando finalizou seus trabalhos, a comissão propôs o rompimento do vínculo, o que se concretizou no Projeto de Lei 96/98, enviado à Assembléia Legislativa (Alesp).

Desde então alunos e funcionários do Centro lutam contra a votação do projeto de Lei, que levou a ocupação da sede do Centro no bairro do Bom Retiro no ano de 2000, e a investidas fortes dos alunos em 2006 que colocaram cabos de aço nos portões para que nenhum aluno entrasse para as aulas.

Contra desvinculação FATEC – UNESP

Dia: 5 de março

Horário: 14h00

Local: FATEC-SP - Praça Tiradentes - Ao lado da Estação Tiradentes do Metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário